
Chega dia 1 de Outubro ao mercado português a reedição de “Paz”, CD de Eugénia Melo e Castro lançado em 2002 e que conhece agora nova edição remasterizada. “Paz” é um marco na carreira de EMC por várias razões:
- É o único disco em que a cantora escreveu todas as letras (e também parte das músicas…)
- Por ter rompido com o som habitual da sua obra – até à data mais acústico e menos electrónico
- Por ser o princípio da sua colaboração com o produtor Eduardo Queiróz (que se mantém até ao actual “PoPortugal”).
Isto já seriam razões de sobra para “Paz” ter um destaque muito especial na discografia da senhora, mas o disco não é só isto: “Paz” é ainda hoje o momento mais alto da carreira de EMC pela qualidade e pela inovação em todos os temas aqui apresentados! São 13 canções que rompem todas e quaisquer ideias pré concebidas sobre o que é a música portuguesa, que tanto fascina pelo som (ainda hoje) actual como emociona e …onde cada música consegue ter vida própria (o disco mais parece uma sucessão de hits num “Best of”) mas que em conjunto constroem uma obra coesa a roçar ou mesmo a chegar à genialidade. E é novamente com emoção que se “descobrem” canções poderosas como “Paz” ou “Paris 88” (esta última com uma convidada muito especial- Mariana, a filha da cantautora), que se ouve pérolas pop como “Linha na vida” e “Infinito”, que nos apercebemos de novos pormenores em obras-primas como “Ausência” e “Reza Nocturna”, que agora passados 5 anos temas como “Silêncio a dois” e “Outro tempo” ainda sejam um passo à frente no que actualmente se faz em música e que Canções (C maiúsculo se faz favor!) como “Velho mar” e “Imagem” sejam ainda duas das melhores composições já escritas e cantadas na língua portuguesa.
“Paz” em 2002 foi o melhor disco nacional do ano, a sua reedição agora em 2007 fica já registada como o melhor disco em português deste ano…venha lá o que vier por aí.
Nota: “Paz” chega ao mercado brasileiro em Novembro e agora por aqui também sairá a (nova) edição dupla de “Des Cons Tru Ç ão”, o excelente disco de Eugénia dedicado à obra de Chico Buarque mas ...sobre este, falaremos noutra altura…
…Haja “PAZ”! 10/10