E com um princípio de ano “morno” em lançamentos musicais, fica aqui um pequeno apanhado de alguns discos e DVD´s disponíveis há já algum tempo nas lojas e a merecer agora uma segunda atenção:
Ney Matogrosso “Canto em qualquer canto” CD e DVD – regresso ao vivo deste camaleão musical. Começou por ser um especial de televisão, mas depressa se tornou numa digressão (que veio a Portugal, em espectáculos inesquecíveis na Casa da Música, Coliseu dos Recreios, Casino de Lisboa e Páteo das Escolas em Coimbra) e posteriormente um CD e DVD. Acompanhado por 4 violas, onde se destaca o português Pedro Jóia, Ney consegue transformar temas sobejamente conhecidos (“Bandoleiro”, “Lábios de mel”, “Tanto amar”, “Amendoim torradinho”, “Bambolêo”...) em uma nova e enriquecedora experiência musical. Na interpretação Ney simplesmente "voa" e mostra mais uma vez que é um dos maiores cantores da actualidade.
Daniela Mercury CD “Balé Mulato” – Depois do corajoso “Clássica”, Daniela volta às origens e oferece-nos um dos seus melhores trabalhos, “Balé mulato” é divertido, é dançável, é emocionante. Em suma a prova de que é possível fazer um disco "popular" e o mesmo ser inteligente e de bom gosto. Destaque para o 1º single “Topo do mundo”, a viciante “Levada brasileira” e a comovente versão para “Pensar em você” de Chico César. Um regresso em (grande) forma!
Gal Costa CD “Hoje” – talvez o regresso mais surpreendente dos últimos tempos. Depois de várias versões e releituras de clássicos, Gal regressou com um álbum de inéditos. Composto maioritariamente por novos compositores -lado a lado com Caetano Veloso (a tocante “Luto”) e Chico Buarque (a surpreendente “Embebedado”), ”Hoje” é um álbum coeso, recheado de boas músicas, arranjos fantásticos e com uma Gal iluminada no seu canto. Destaque ainda para “Mar e sol”, “Hoje” (uma balada de fazer chorar qualquer um...) e “Sexo e Luz” que vai direitinha para a lista das melhores canções que esta senhora já gravou. Bravo!
Eugénia Melo e Castro CD “Des Cons Tru Ção” – Junte-se o génio de Chico Buarque ao talento de Eugénia Melo e Castro e o resultado é um dos melhores discos dedicados ao cancioneiro do compositor. Bonito, sem tempos "mortos", bem produzido e bem interpretado é uma das melhores homenagens feitas a Buarque e um regresso em forma da cantora. Como destaque, “Bem querer/Futuros amantes” num dueto arrebatador com Adriana Calcanhotto, “Com açúcar; com afeto”, “Teresinha” (belíssima versão), “Injuriado” em dueto com Buarque e “Basta um dia” naquela que é a melhor interpretação do disco. Irrepreensível.
DVD – "Gal Costa, Programa Ensaio 1994" - Especial de TV gravado por altura do CD "Mina d`água do meu canto" em que Gal cantava temas de Caetano Veloso e Chico Buarque. Clima intimista com uma Gal cristalina, sensível, divertida (a recordar por ex. o seu animal de estimação em criança, uma galinha!) e mais tímida do que podíamos supor. De "Baby" a "Meu nome é Gal" passando por “Bahia minha preta” e “Sua estupidez” entre muitos outros clássicos, reportório de luxo e ao vivo. Sem falhas!