O novo trabalho de Dulce Pontes, “O coração tem três portas”, é no mínimo um trabalho surpreendente. Focado no fado, ou melhor - na essência do fado, no folclore, na música de câmara e principalmente no talento global e universal de uma cantautora cada vez mais surpreendente (aqui está novamente o adjectivo…), sensível, a saber explorar como nunca aquela VOZ (sim, assim mesmo, com letras maiúsculas) e capaz sobretudo de colocar no mercado um álbum duplo com 26 “novas” músicas e não sentirmos em algum momento estar algo aqui a mais.
O primeiro CD, gravado ao vivo na última digressão da cantora, começa com fado, fado tradicional, clássico e vibrante, onde encontramos pérolas como “Ovelha negra”, “Maldição” ou um arrebatador “Não é desgraça ser pobre”. Visitamos depois Zeca Afonso numa das mais iluminadas interpretações de sempre da cantora “O meu menino é d´oiro”, que Dulce dedica ao seu filho. “Folclore”, tema de 11 minutos em que descobrimos 3 canções (“Cantiga da azeitona/ S. João e Aboio”) podia muito bem ser o ponto alto desta viagem mas ao chegarmos à belíssima versão de “La llorona” (popularizada pela grande Chavela Vargas) com Dulce Pontes a “voar”, dolente e contida, acompanhada pelo seu piano, percebemos aqui a essência deste trabalho: o Amor, a Sinceridade e sobretudo uma Paixão muito grande pela sua Arte.
O segundo “coração”, ou o segundo CD, traz-nos 10 músicas gravadas na Igreja de Santa Maria de Óbidos e no Convento de Cristo em Tomar. Gravado sem amplificação, quer da voz ou instrumentos é aqui que a música da cantora se revela mais espiritual, quase sacra, com o condão de nos deixar arrepiados, do princípio ao fim da audição. “A charola” tema instrumental (e muito bonito…) abre o disco, segue-se “O meu porto do Graal” excelente dueto com a galega Uxia (que regressa mais tarde em “Tenho uma casa no sul”, folclore que rompe o tom intimista do CD), a bonita adaptação de “Les amants de Turuel” (outrora cantada por Piaf), “Uma caixa de pó” e o remix de “Folclore” feito pela própria cantora são outros dos destaques deste trabalho. Bravo!
Chegamos ao terceiro “coração”, o DVD que acompanha esta edição e que é o complemento perfeito para este trabalho. Temos aqui excertos de um concerto da cantora em Istambul, uma entrevista conduzida por Riccardo Janelllo e o making of das gravações em Óbidos e Tomar que nos vai inteirando e aproximando (ainda) mais deste novo trabalho de uma das mais emocionantes vozes portuguesas.
Direitinho para a lista dos melhores lançamentos do ano.