
Esta é a capa do novo trabalho de Gal Costa, chama-se "Gal Costa- Ao Vivo" e
apresenta um dos espectáculos da digressão "Hoje". Com data de lançamento
prevista para este mês no Brasil, segue os temas e extras que farão parte do
DVD, assinalado com asterisco estão as 14 canções que farão parte do CD:
Temas:
1. Fruta Gogóia*
2. Todo o Amor que Houver Nessa Vida*
3. Santana*
4. Mar e Sol*
5. Antonico*
6. Jurei*
7. Hoje*
8. Sexo e Luz
9. Voyeur
10. Luto*
11. Feitio de Oração
12. Pra Que Cantar*
13. Embebedado*
14. Juventude Transviada*
15. Logus-Pé*
16. Um Passo à Frente
17. Pout-Porri: Coisa Mais Linda/ As Time Goes By*
18. Te Adorar
19. Nada a Ver
20. Meu Nome é Gal*
Extras:
- Depoimentos por Tom Zé, Rita Lee, Fernando Faro, Chico Buarque, Roberto
Menescal, Gilberto Gil entre outros
- Curiosidades Pessoais
- Making off do concerto
A digressão "Hoje" passou por Portugal em Julho, inserida no Coll Jazz Fest e
aqui fica a crítica que escrevi na altura:
"Eram 22:45 e o concerto de Gal marcado para as 22:00 não começava. A multidão ficava cada vez mais impaciente, pois para além de nenhuma justificação para o atraso (culpa da organização do Cool Jazz Fest) a noite estava também fria e ventosa, chegou mesmo a cair algumas gotas de chuva mas S. Pedro também estava também ansioso pelo regresso de Gal ao nosso país e a chuva não passou de uma ameaça. É então dada a “desculpa” de um problema técnico o que “arrefeceu” ainda mais a plateia pela demora da justificação...
...finalmente a espera termina e os músicos entram em palco com vaias de algumas pessoas (vergonha e falta de respeito num país em que é IN chegar aos concertos em cima da hora mas que não se tolera algum tipo de atraso pelos cantores), as vaias só se tornam aplausos com a entrada de Gal em palco e “Fruta Gogóia” o primeiro tema da noite. Deslumbrante, segura, iluminada e com AQUELA VOZ, todos os adjectivos não fazem jus à prestação vocal desta sra que continua com um frescor e vivacidade que só visto!! Seguiu-se uma versão jazzy e arrebatadora de “Todo amor que houver nesta vida” e o mote do concerto estava lançado: “Hoje” é um show corajoso, coeso, surpreendente, intimista, profundo, baseado no reportório do novo cd e sem os habituais sucessos radiofónicos da cantora, o que importa aqui é a frescura das novas composições e “jogar” com os sentidos dos presentes, sem “desculpa” ou “pedir licença”.
E Gal “voou”: na simpatia, na presença em palco (ora segura, ora tímida), na interpretação, mas e principalmente no seu “saber estar”. Bravo! Momentos a destacar, é quase tarefa impossível mas a lindíssima interpretação de “Antonico”, a surpresa de “As time goes by”, o vigor de “Mar e sol”, a “arrepiante” junção de “Você”, tema inédito cantado juntamente com “Sem você” de Jobim e Vinícius e o “duelo” entre a voz da cantora e a guitarra em “Meu nome é Gal” foram alguns dos momentos altos. O momento mais bonito e intenso da noite coube no entanto a “Hoje” o belíssimo tema que dá título ao espectáculo e também ao mais recente cd da cantora, com um jogo de luzes fabuloso e uma Gal iluminada a mostrar que ainda HOJE é a maior cantora do Brasil. No final e a premiar os encores, parte da plateia larga as cadeiras e canta e dança com a cantora celebrando assim o final de um concerto único."
Espero que o DVD consiga transmitir alguma da magia a que assisti em Mafra...e
Viva Gal!!